KELLY E A TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS: FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DA MATEMATICA

Auteurs-es

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia.
  • Guilherme Saramago de Oliveira Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Núbia dos Santos Saad Professora da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020211040112-130

Résumé

Este artigo apresenta e analisa as principais ideias da Teoria dos Constructos Pessoais desenvolvida pelo Psicólogo norte-americano George Kelly, mais especificamente, por meio do Corolário da Experiência e a partir do Ciclo da Experiência Kellyana (CEK) e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.  Ele define a ocorrência da aprendizagem a partir da experiência em um ciclo, que é composto por cinco etapas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. A aprendizagem, segundo a TCP, é resultado das tentativas da pessoa de lidar com suas experiências. Desse modo, o conhecimento é relativo, é construído pessoalmente, de acordo com as experiências, e também é possível mudá-lo por sucessiva experimentação. Assim a aprendizagem é considerada como o resultado de tentativas da pessoa em compreender a realidade e de lidar com eventos a partir de suas experiências (Corolário da experiência).

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Publié-e

2021-10-27

Comment citer

Santos, A. O., Oliveira, G. S. de, & Saad, N. dos S. (2021). KELLY E A TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS: FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DA MATEMATICA. Revista Valore, 6, 112–130. https://doi.org/10.22408/reva6020211040112-130