ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NO IFMG – CAMPUS IPATINGA
Résumé
Este presente artigo tem como objetivo investigar as possíveis causas que provocaram a evasão escolar dos discentes do curso de Engenharia Elétrica no IFMG Campus Avançado Ipatinga. O método usado para atingirmos o objetivo da pesquisa fundamentou-se na literatura especializada para identificar, discutir as causas e os índices observados nos trabalhos pesquisados, bem como sugerir medidas para melhorar a permanência dos estudantes no curso da instituição. A necessidade de investigar a evasão escolar no Campus Ipatinga surgiu devido a diminuição do número de alunos observado no curso. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, para embasamento da pesquisa. Além disso, foi aplicado um questionário misto aos professores e aos alunos evadidos do curso. A pesquisa permitiu captar as opiniões dos estudantes que abandonaram o curso, bem como dos docentes, sobre o funcionamento do curso. Com base nas respostas dos participantes, identificaram-se como principais causas da evasão escolar: falta de recursos financeiros, a escassez de tempo para estudo, dificuldades de aprendizagem, problemas pessoais e falta de interesse. Esse estudo buscou quantificar o índice de evasão no curso de da instituição. Na turma de 2017.2, o índice encontrado foi de 68% de evasão. A pesquisa procurou elucidar os motivos por trás da evasão escolar no curso da instituição, oferecendo insights fundamentais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção e melhoria no ensino da instituição. O artigo foi fruto da dissertação de mestrado do autor Jadilson Meira de Freitas no PPGEA, UFRRJ em 2023.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.