ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NO IFMG – CAMPUS IPATINGA

Auteurs-es

  • JADILSON MEIRA DE FREITAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • NÁDIA MARIA PEREIRA DE SOUZA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Résumé

Este presente artigo tem como objetivo investigar as possíveis causas que provocaram a evasão escolar dos discentes do curso de Engenharia Elétrica no IFMG Campus Avançado Ipatinga. O método usado para atingirmos o objetivo da pesquisa fundamentou-se na literatura especializada para identificar, discutir as causas e os índices observados nos trabalhos pesquisados, bem como sugerir medidas para melhorar a permanência dos estudantes no curso da instituição. A necessidade de investigar a evasão escolar no Campus Ipatinga surgiu devido a diminuição do número de alunos observado no curso. Metodologicamente, o estudo adotou uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, para embasamento da pesquisa. Além disso, foi aplicado um questionário misto aos professores e aos alunos evadidos do curso. A pesquisa permitiu captar as opiniões dos estudantes que abandonaram o curso, bem como dos docentes, sobre o funcionamento do curso. Com base nas respostas dos participantes, identificaram-se como principais causas da evasão escolar: falta de recursos financeiros, a escassez de tempo para estudo, dificuldades de aprendizagem, problemas pessoais e falta de interesse. Esse estudo buscou quantificar o índice de evasão no curso de da instituição. Na turma de 2017.2, o índice encontrado foi de 68% de evasão. A  pesquisa procurou elucidar os motivos por trás da evasão escolar no curso da instituição, oferecendo insights fundamentais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção e melhoria no ensino da instituição. O artigo foi fruto da dissertação de mestrado do autor Jadilson Meira de Freitas no PPGEA, UFRRJ em 2023.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-19

Comment citer

MEIRA DE FREITAS, J., & MARIA PEREIRA DE SOUZA, N. (2024). ESTUDO DE CASO SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA NO IFMG – CAMPUS IPATINGA. Revista Valore, 9(2), 72–83. Consulté à l’adresse https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1818

Numéro

Rubrique

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)