POR UMA AÇÃO DE FEITO EXCEPCIONAL NA CAMPANHA DA ITÁLIA: AS CARTAS DO ASPIRANTE JOSÉ JERÔNIMO DE MESQUITA

Auteurs-es

  • Fabio da Silva Pereira Exército Brasileiro, Universidade Salgado de Oliveira, RJ, Brasil
  • Florence Alencar Moreira Universidade Salgado de Oliveira, RJ, Brasil
  • Cláudia Cristina de Mesquita Garcia Dias Universidade Salgado de Oliveira, RJ, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva502020773162-182

Résumé

O artigo tem por objetivo analisar a rápida ascensão de um personagem icônico da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Neto e bisneto de Barões do Império, o aspirante José Jerônimo de Mesquita foi o primeiro oficial a morrer em campo de batalha no Vale do Rio Serchio, norte da Itália. No entanto, a biografia, os ritos e cerimônias dedicados ao combatente, 75 anos após o evento, são escassos. As cartas analisadas revelam o perfil do jovem idealista que seguiu para a guerra, face às perspectivas traçadas pela profissão ao qual se formou. Ademais, a educação militar da reserva sofreu, no período, uma profunda transformação no Brasil, fato que permitiu José Jerônimo participar do Grupamento Tático. Os resultados mostram que o contingente que foi para a Itália na primeira fase sofreu o choque entre as doutrinas nacionais, sob influência da Missão Militar Francesa, e as praticadas em solo italiano, coordenado pelos Estados Unidos da América.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BALLONE G.J. Dificuldades de aprendizagem. 2004. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/ . Acesso em 20 agosto 2020.

BOSSA, Nádia. Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

_____________. Dificuldades de Aprendizagem: o que são? Como tratá-las? Porto

Alegre: Artmed,2000.

CARRAHER, T.N.; SCHLIEMANN, A.D. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

COLL, César, MARCHESI, Álvaro e PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Transtornos do Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. Trad. Fátima Murad- 2 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CORREIA, L. M.; Martins, A. P. (2000). Dificuldades de Aprendizagem – O que são? Como entendê-las? Biblioteca Digital, Coleção Educação. São Paulo: Porto Editora. SP: [s.n.], 2001.

COSTA, Margarete Teresinha de Andrade. Introdução a psicopedagogia. 1ª ed. Curitiba, PR: IESDE BRASIL, 2015.

DECEx. Normas para a Avaliação da Aprendizagem. 4ª Ed. Rio de Janeiro: 2019.

DESMIL. Perfil profissiográfico da DESMIL dos CPOR. Rio de Janeiro: 2017.

______. Regulamento dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva. Rio de Janeiro: 2014.

______. Regimento Interno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2014.

______. Normas Internas para a Avaliação da Aprendizagem. 1ª Ed. Rio de Janeiro: 2018.

______. Normas para o Planejamento e Conduta do Ensino nos Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva. 3ª Ed. Rio de Janeiro: 2016.

______. Normas para o Planejamento e Gestão do Ensino nos Estabelecimentos de Ensino Subordinados à Diretoria de Ensino Superior Militar (NPGE). 3ª Ed. Rio de Janeiro: 2018.

______. Orientações para o Planejamento do Ensino nos OFOR. 1ª Ed. Rio de Janeiro: 2018.

ELIAS, L. C. S. Crianças que apresentam baixo rendimento escolar e problemas de comportamento associados: caracterização e intervenção. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em psicologia. Ribeirão Preto, SP, Faculdade de Filosofia, Cências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: 2003.

ESCORIZA NIETO, J. Dificultades en el proceso de composición del discurso escrito. Madrid: Editorial Sintesis, 1998.

JOSÉ, Elisabete Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problema de aprendizagem. 12. ed. São Paulo: Atica, 2001.

LEITE, S. A. S. O fracasso escolar no ensino de 1o grau. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.69, n.163, p.510-540, 1988.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

MELLO, G. N. Magistério de 1o Grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo, Cortez editora, 1983.

MORAIS, Regis de. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1986.

NAVARRO, Lisienne; GERVAI, Solange; NAKAYAMA, Antônia; PRADO, Alice da Silva. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Jorsen - Journal of Research in Special Educational Needs, v.16, n.1, 2016. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12267. Acesso em 26 de março de 2020.

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Aprendizagem do aluno adulto: implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: Intersaberes, 2012.

PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1992.

PATERRA, Marcos Tadeu Garcia e RODRIGUES, Silvestre Coelho. Atuação do psicopedagogo nos diversos e complexos contextos de dificuldades de aprendizagem nas instituições escolares. Disponível em http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509155753.pdf. Acessado em 08 de agosto de 2019.

PATTO, Maria H.S. A produção do fracasso escolar: história de submissão e rebeldia. 4 reimpressão, São Paulo: Ed. T. A. Queiroz Ltda., 1996.

SANTOS, L. C. e MARTURANO, E. M. Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de seguimento. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 12, n. 2, 1999.

SCOZ, B., JUDETH L. et al. Psicopedagogia: contextualizadação, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SMITH, Corine; STRICK Lisa. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Tradução Dayse Batista – Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. - Curitiba: Ibpex, 2011.

SILVA, Andressa Jully Bento de Medeiros. O psicopedagogo e as intervenções nas dificuldades de aprendizagem. Disponível em http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74460608/esp-andressajullybentodemedeirossilva-111021165426-phpapp02.pdf. Acessado em 07 de agosto de 2020.

SISTO, Fermino Fernandes. Contribuições do construtivismo à psicopedagogia. In: SISTO, Fermino Fernandes; OLIVEIRA, Gislene de Campos (Orgs). Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico nº 139, dezembro de 2012.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc. Campinas, vol. 28, nº 101, set/dec, 2007.Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101. Pdf. Acesso em: 09 abr.2020.

WEISS, L.M.L.L.Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: D.P & A. 1997.

Téléchargements

Publié-e

2021-07-17

Comment citer

Pereira, F. da S., Moreira, F. A., & Dias, C. C. de M. G. (2021). POR UMA AÇÃO DE FEITO EXCEPCIONAL NA CAMPANHA DA ITÁLIA: AS CARTAS DO ASPIRANTE JOSÉ JERÔNIMO DE MESQUITA. Revista Valore, 5, 162–182. https://doi.org/10.22408/reva502020773162-182