ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELABORADA POR PIBIDIANOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Auteurs-es

  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Ana Paula Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Claudiane Chefer Universidade Estadual de Maringá-PR

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva602021816391-401

Résumé

Buscamos neste trabalho analisar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) elaborada por acadêmicos/as de Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/Ciências, após a realização de encontros semanais que visaram à discussão sobre o Ensino de Ciências por Investigação. Procuramos também identificar e avaliar quais preceitos investigativos são contemplados nessa sequência de atividades ao tocante das características de SDIs propostas por Motokane. Podemos inferir que a Sequência Didática (SD) desenvolvida pelos discentes, como um todo, não contempla uma SDI, porém, possui elementos que condizem com uma proposta baseada no Ensino por Investigação.

Palavras Chave: Sequência didática. Ensino por Investigação. PIBID. Ensino de Ciências.

 

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Publié-e

2021-07-14