O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES

Auteurs-es

  • Ederson Carlos Gomes Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Michel Corci Batista Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR; Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão-PR
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva602021824471-483

Résumé

Tendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de engenharia, as metodologias ativas surgem como possibilidade para a formação do engenheiro e de atendimento às necessidades da sociedade contemporânea. Portanto, este artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que buscou identificar a produção de teses e dissertações desenvolvidas com estas estratégias e suas contribuições na formação de futuros engenheiros, conforme estabelecido nas DCN para engenharia. Para tanto, foi realizado um levantamento nos portais eletrônicos do BDTD e da CAPES, no período 2000-2019, sendo encontrados oito estudos abordando o tema, em que apresentam os métodos, bem como suas contribuições, que indicaram avaliações positivas sobre seu uso.

Palavras Chave: Metodologias ativas. Ensino de Engenharia. Ensino e aprendizagem.

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Publié-e

2021-07-14

Comment citer

Gomes, E. C., Batista, M. C., & Fusinato, P. A. (2021). O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Valore, 6, 471–483. https://doi.org/10.22408/reva602021824471-483