O PROBLEMA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Auteurs-es

  • Lília do Espírito Santo Azevedo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos GoytacazesRJ – Brasil
  • Ayana Pinheiro de Sousa Nogueira Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos GoytacazesRJ – Brasil
  • Valéria de Souza Marcelino Mestrado em Ensino e suas Tecnologias, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes- RJ – Brasil
  • Carlos Eduardo Batista de Sousa Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos GoytacazesRJ – Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020218771211-1224

Résumé

O presente artigo objetiva contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Ciências por meio do relato da elaboração e aplicação de um minicurso que abordou as Sequências de Ensino Investigativas (SEIs), metodologia de ensino que visa a promoção da Alfabetização Científica. Durante a aplicação do minicurso, os participantes tiveram a oportunidade de planejar 5 SEIs, porém apenas uma destas apresentou uma descrição mais aproximada de todas as ações que devem estar envolvidas com o problema para que ele seja considerado adequado. Sendo assim, os resultados descritos neste artigo reafirmam a necessidade de uma formação inicial e continuada mais consistente, que possibilite ao docente se apropriar de modo mais efetivo de metodologias de ensino como a que se apresentou.

Palavras Chave: Ensino de Ciências. Formação de professores. Sequências de Ensino Investigativas.

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Publié-e

2021-07-14