OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL

Auteurs-es

  • Marcos Fernando Soares Alves
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
  • Marcos Cesar Danhoni Neves

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020218811294-1307

Résumé

Os Institutos Federais, criados em 2008, devem garantir o mínimo de 20% de suas vagas a cursos de formação de professores, atendendo, prioritariamente, as áreas demandadas na lei. Considerando a escassez de trabalhos que investigaram esse “novo” lócus de formação docente, avaliamos a inserção dessas instituições na promoção de cursos de licenciaturas no panorama brasileiro. Para isso, sistematizamos e analisamos os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entre 2008 e 2018. Nosso estudo revelou que os Institutos Federais apresentaram grande expansão na oferta de licenciaturas, com foco nas áreas prioritárias, e têm contribuído para aumentar a participação das instituições públicas de Educação Superior na formação inicial de professores.

Palavras Chave: Formação de Professores. Desafios da Educação. Censo da Educação Superior.

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Publié-e

2021-07-14

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Alves, M. F. S., Magalhães Júnior, C. A. de O., & Neves, M. C. D. (2021). OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL. Revista Valore, 6, 1294–1307. https://doi.org/10.22408/reva6020218811294-1307