A FOTOGRAFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE
DOI :
https://doi.org/10.22408/reva6020218951545-1557Résumé
O presente trabalho visa analisar as implicações da utilização da fotografia no Ensino de Ciências. O contexto de análise leva em conta a produção de uma fotografia nos moldes do EPOD (The Earth Science Picture of the Day), onde a Ciência deveria ser retratada através de um olhar artístico. A pesquisa foi realizada com educandos do nono do Ensino Fundamental. Os dados foram agrupados por semelhanças em categorias a partir da metodologia de análise de conteúdo. Os resultados indicam os temas científicos abordados nas fotografias, além de apontar a percepção da Ciência no cotidiano dos participantes, a mudança de pensamento em relação à Ciência e por fim os dados apontam à promoção da alfabetização científica.
Palavras Chave: Ensino de Ciências. Fotografia. Alfabetização Científica.Téléchargements
Références
ARAÚJO, C. C.; MAIA, J. C.; FEITOSA, R. A. Ensino de Ciências e fotografia: o uso das tecnologias digitais na formação de professores de Biologia. In: XXVI Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Atas...Fortaleza, 2017.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994. 336 p.
CUNHA, M. B. A fotografia científica no Ensino: Considerações e possibilidades para as aulas de Química. Química Nova na Escola. V. 40, n. 4, 2018, p. 232-240.
FARIA, F. C.; CUNHA, M. B. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. Acta Scientiarum, v. 38, n. 1, 2016, p. 57-64.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. 48 p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1991. 175 p.
IRINO, M. C.; SOUZA, A. R. O projeto RIVED como ferramenta instrucional de apoio para professores de Química da rede pública de São Paulo. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (XIX ENEQ). Anais... Curitiba: UFPR, 2008.
KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ática,1998. 184 p.
LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. V. 22, n. 37, 1999, p. 7-32.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, V. 3, 2008, p.333-352.
SANTOS, M. T. Cenas e cenários das questões socioambientias: mediações pela fotografia. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém. 2012.
SANTOS, M. T. et al. A Fotografia e o ensino de Ciências: Impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. In: Congresso Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Educação, 2014, Buenos Aires. Atas...Buenos Aires, 2014.
SOUTO, A.; SILVA, E. P. Q. Ciência, Criatividade e imagem. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de (Orgs.). Quanta ciência há no ensino de Ciências. São Carlos: EduFSCar, 2011, p. 309-315.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.