EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SENSIBILIZAÇÃO PARA A COLETA SELETIVA COM ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.22408/reva6020219251720-1735Résumé
Diante da crescente produção de resíduos sólidos nas mais diversas atividades humanas observa-se a necessidade de que a coleta seletiva e a reciclagem aconteçam de maneira mais efetiva, visto que boa parte dos resíduos produzidos ainda é descartada de maneira inadequada no meio ambiente. Diante disso, neste artigo, apresentamos um recorte de algumas atividades desenvolvidas dentro de uma pesquisa participante acerca da sensibilização de alunos de um quinto ano do Ensino Fundamental para a coleta seletiva por meio de um conjunto de atividades de Educação Ambiental. Nosso objetivo foi verificar o potencial pedagógico deste conjunto de atividades. Com essas atividades verificou-se que os alunos obtiveram aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, sendo então sensibilizados.
Palavras Chave: Educação Ambiental. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Resíduos sólidos.Téléchargements
Références
BARROS, M. L. T. Educação ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais. Rio de janeiro: Ao Livro técnico, 2009.
BESEN, G. R. A questão da coleta seletiva formal. In: Arnaldo Jardim, Consuelo Yoshida, José Valverde Machado Filho. (Org.). PolíticaNacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Tamboré: Manole, 2012, p. 389-414.
BRASIL. Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. – 3. ed., reimpr. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. 80 p.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FAERMAM, L. A. A pesquisa participante: suas contribuições no âmbito das Ciências Sociais. Revista Ciências Humanas – Universidade de Taubaté (UNITAU) – Brasil. Vol. 07, n. 1, 2014.
GARCIA, M. B. S. et al Resíduos Sólidos: Responsabilidade Compartilhada. Semioses (Rio de Janeiro), v. 9, p. 77-91, 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
HEMPE, C.; NOGUERA, J. O. C. A Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos Urbanos. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 05, p. 682-695, 2012.
HOLZER, Gisele Dos Santos Augusto. Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem. Monografia de Especialização em Ensino de Ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira, 2012, 37 f.
LEITE, P. R. Logística reversa na atualidade. In: Arnaldo Jardim, Consuelo Yoshida, José Valverde Machado Filho. (Org.). Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Tamboré: Manole, 2012, p. 389-414.
MANCINI, S. D.; FERRAZ, J. L.; BIZZO, W. A. Resíduos Sólidos. In: ROSA, A. H.; FRACETO, L. F.; MOSCHINI-CARLOS, V. (Org.) Meio Ambiente e Sustentabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2012. P. 346-374.
MUCCI, J. L. N. Introdução às Ciências Ambientais. In: Arlindo Philippi Jr.; Maria Cecília Focesi Pelicioni. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2 ed. Barueri: Manole, 2014.
PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental para uma escola saudável. In: Arlindo Philippi Jr.; Maria Cecília Focesi Pelicioni. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2 ed. Barueri: Manole, 2014.
RIBEIRO, T. F; LIMA, S.C. A Coleta seletiva de lixo domiciliar - estudos de casos. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 2, 2000.
RODRIGUES, S. et al. Projeto de Educação Ambiental no Contexto Escolar. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. 1-8, 2010.
SANTOS, S. L. F; SANTOS, G. O; DINIZ, R. G. Resíduos eletrônicos: conscientização, campanhas e benefícios socioambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n° 3, p. 238-251, 2019.
TERTULIANO. S. Coleta seletiva e Educação Ambiental: um estudo sobre a sensibilização de alunos do quinto ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Maringá. Goioerê, 2020, 135 f.
TONETO JUNIOR, R., SAIANI, C. C. S., DOURADO, J. Resíduos sólidos no Brasil: oportunidades e desafios da lei federal nº 12.305 (lei de resíduos sólidos). Barueri: Manole, 2014.
VIZENTIN, C. R., FRANCO, R. C. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico. 22. ed. Curitiba - PR: BASE Editorial, 2009.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.