CRIANÇAS E MONITORES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: DOS DISCURSOS À RELAÇÃO TRANSFERENCIAL

Auteurs-es

  • Gleici Kelly de Lima Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP - Brasil
  • Rodolfo Langhi Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP - Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva602021940782-794

Résumé

Resumo 

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar os discursos presentes na relação transferencial monitor/criança em um observatório astronômico. Para este, trouxemos alguns apontamentos gerais, desde a compreensão lacaniana de discurso e de transferência, até algumas considerações acerca da importância de falarmos com as crianças e não somente para elas sobre astronomia. O acesso aos discursos mostrou-nos que o enfoque no letramento científico que está sendo proposto no observatório perpassa desde um olhar cientificista, com um discurso dogmático ao da alteridade, que possibilita dúvidas, encoraja a palavra e auxilia no filtro do saber das crianças.

Palavras Chave: Observatório Astronômico. Discurso. Psicanálise. Infância.


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Biographie de l'auteur-e

Gleici Kelly de Lima, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP - Brasil

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru-SP - Brasil

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Publié-e

2021-07-14