MONTAGEM E APLICAÇÃO DE UM EXPERIMENTO SOBRE INSTRUMENTOS ÓPTICOS USANDO SMARTPHONES

Auteurs-es

  • Jean Louis Landim Vilela Mestrado Nacionl Profissional em Ensino de Física MNPEF Pólo 28, UNIFAL – MG.
  • José Antônio Pinto Mestrado Nacionl Profissional em Ensino de Física MNPEF Pólo 28, UNIFAL – MG.
  • Cristiana Schmidt de Magalhães Mestrado Nacionl Profissional em Ensino de Física MNPEF Pólo 28, UNIFAL – MG.

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva602021947888-902

Résumé

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal a implementação de uma atividade experimental para o ensino de óptica utilizando tecnologias como smartphone. Participaram desta atividade 60 alunos do Ensino Médio. Inicialmente aplicamos um questionário sobre ensino de Física, aulas práticas, interesse pela realização de experimentos e o uso do laboratório. Este trabalho foi desenvolvido a partir das considerações apontadas pelos alunos. Foram construídos kits com material de baixo custo e de fácil acesso. A análise das atividades de avaliação aplicadas possibilitou verificar resultados satisfatórios e concluir que ocorreu uma evolução considerável nas concepções dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Física, Experimentação, Uso do smartphone.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AUTH, M. A. Formação de professores de ciências naturais na perspectiva temática e unificadora. 2002. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

BARRETO FILHO, B.; XAVIER DA SILVA, C. Física aula por aula: mecânica dos fluidos, termologia, óptica. São Paulo: Editora FTD. 2.013, 189 – 281 p. v.2.

BONATTO, A; BARROS, C.R; GEMELI, R.A; LOPES, T.B. Interdisciplinaridade no Ambiente Escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL. 2012.

BORGES, A. T. - NOVOS RUMOS PARA O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS. Cadernos Brasileiros de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança [recurso eletrônico]: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GUIMARÃES, O.; PIQUEIRA, J. R.; CARRON, W. Física. São Paulo: Editora Ática. 2.014, 210 – 267 p. v.3.

KARLING, A.A. A didática necessária. São Paulo: Ibrasa, 1991.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002, 107 p.

LEVY. P. Cibercultura; Tradução Carlos Irineu da Costa, São Paulo: Editora 34, 1999, 264p.

Manual do mundo. Projetor caseiro com celular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eVhLQBPZqUI. Acesso em: 03 abr. 2.018.

MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de Física, 42 ed. São Paulo: Editora Scipione,1.997. 703 – 790p. v.2.

MEES, A. A. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Rio Grande do Sul, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/amees/teorias.htm. Acesso em: 03 abr. 2018.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e

ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.

SOUZA, G. M.P. A informática como recurso didático para a aprendizagem de física no ensino médio. Gilberto Morel de Paula e Souza. – Natal, RN, 2007. 84f.

Agradecimentos

SBF e CNPq (apoio financeiro).

Téléchargements

Publié-e

2021-07-14