Neurociência e Educação para a Ciência: que tipos de produtos “baseados no cérebro” são encontrados nos sítios eletrônicos mais acessados por brasileiros?

Autori

  • Matheus Augusto Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018153176-187

Abstract

O interesse dos educadores em utilizar de pesquisas neurocientíficas em sala de aula, tem feito com que busquem supostas ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem “baseados no cérebro”, que podem ser geradoras de neuromitos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é identificar os possíveis produtos baseados no cérebro atualmente comercializados, realizando um levantamento nos maiores sítios eletrônicos de varejo, através de palavras relacionadas a neurociências, como: Cérebro, Mente, Cognição e Neuroeducação. Como resultado, houve grande incidência de produtos, como livros, jogos e brinquedos que prometem favorecer o desenvolvimento e melhorar a função cerebral, bem como meios para potencializar e facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula.

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Biografie autore

Matheus Augusto Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela instituição de ensino Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora no Departamento de Matemática e Estatística e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Pubblicato

2018-12-26

Come citare

Silva, M. A., & Pereira, A. L. (2018). Neurociência e Educação para a Ciência: que tipos de produtos “baseados no cérebro” são encontrados nos sítios eletrônicos mais acessados por brasileiros?. Revista Valore, 3, 176–187. https://doi.org/10.22408/reva302018153176-187