O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autori

  • Emerson Pereira Branco
  • Alessandra Batista de Godoi Branco
  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse
  • Shalimar Calegari Zanatta

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018181714-725

Abstract

Este texto discorre sobre o ensino de Ciências, a formação inicial, o perfil e o papel do professor. Tem como objetivos identificar e discutir que fatores contribuem para a falta de qualidade do ensino. O estudo é pautado na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que historicamente o ensino de Ciências sofre influências de agentes nacionais e internacionais por meio de políticas educacionais sob a égide do neoliberalismo. Além disso, outros fatores como os avanços tecnológicos e o desenvolvimento econômico também interferem nas propostas pedagógicas para o ensino de Ciências. O estudo também revelou que na Educação Básica há um número significativo de professores que ministram aulas sem uma formação adequada e, em casos mais graves, sequer possuem curso superior.

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Pubblicato

2018-12-26

Come citare

Branco, E. P., Branco, A. B. de G., Iwasse, L. F. A., & Zanatta, S. C. (2018). O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Valore, 3, 714–725. https://doi.org/10.22408/reva302018181714-725