Por que a Filosofia Importa? Um Alerta sobre a Exclusão no Ensino Médio

Autori

  • Felipe Horacio Valente de Lucena Santana UFRRJ
  • Bruno Cardoso de Menezes Bahia UFRRJ

Abstract

O objetivo deste artigo é fazer o leitor refletir sobre a importância do estudo da filosofia e sua aplicabilidade junto a educação, os efeitos de criticidade que ela proporciona ao aluno, as possibilidades que ela condiciona por meio do incentivo ao diálogo e suas benesses para o enriquecimento da educação. Além do percalço, serão abordados os motivos históricos que tentaram minar o uso da filosofia na educação brasileira, bem como os reflexos do descaso educacional atualmente sentidos duramente pela maioria dos educandos brasileiros, sobretudo os que fazem parte do núcleo mais desfavorecido da sociedade. Também será abordado sobre as políticas educacionais e o recente massacre que o ensino médio brasileiro vem sofrendo após uma reformulação equivocada da BNCC, que ao menos fora dialogada junto a sociedade civil e como tudo isso se reflete nas escolas, especificamente na rede pública, haja vista as desigualdades no ensino público em relação às escolas elitizadas do setor privado.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2024-12-19

Come citare

Horacio Valente de Lucena Santana, F., & Cardoso de Menezes Bahia, B. (2024). Por que a Filosofia Importa? Um Alerta sobre a Exclusão no Ensino Médio. Revista Valore, 9(1), 40–52. Recuperato da https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1810

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)