A Crise dos paradigmas: A metodologia do positivismo e novas possibilidades da pluralidade metodológica em ciências humanas

Autori

  • Antonio José Figueiredo Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva11201632159-168

Abstract

O presente artigo tem como objetivo fazer reflexões sobre a crise dos paradigmas nas ciências humanas no que se refere aos aspectos metodológicos utilizados, apresentando o positivismo como modelo metodológico soberano utilizado pelas ciências naturais, causando uma crise nesses paradigmas utilizados pelas ciências humanas por causar posteriormente alguns reflexos na natureza epistemológica dos processos de construção do conhecimento em ciências humanas na busca da verdade possível dos métodos nas ciências humanas  comparando o conhecimento científico com a metáfora da flecha e da lança para atingir alvos mais longínquos e mais perto da realidade humana.  

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Biografia autore

Antonio José Figueiredo, Unigranrio

Psicólogo e Professor, doutorando em Humanidades, cultura e artes, Mestre em educação, especialista em gestão de recursos humanos, com experiência na área de Psicologia e administração, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, ministrando aulas de gestão de desempenho Presencial e a distância, QSMS, administração de cargos e salários, recrutamento e seleção, técnicas de seleção, desenvolvimento gerencial, Consultoria Interna e externa, Formação de instrutores, treinamento e desenvolvimento, Métricas em seleção, Gestão empresarial, psicologia Clinica e avaliação psicológica, e teoria geral da administração. Consultor na área de gestão de pessoas e talentos, em programas de treinamento e desenvolvimento humano e gerencial, e desenvolvimento de equipes,Personal and professional coaching.

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Pubblicato

2016-11-07

Come citare

Figueiredo, A. J. (2016). A Crise dos paradigmas: A metodologia do positivismo e novas possibilidades da pluralidade metodológica em ciências humanas. Revista Valore, 1(1), 159–168. https://doi.org/10.22408/reva11201632159-168

Fascicolo

Sezione

Artigo de Revisão