INTERVENÇÕES DIALÓGICAS NO TRABALHO COM PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020409171-180Abstract
O autismo se caracteriza por modos de comunicação e interação que se diferenciam do que se define como desenvolvimento típico. Compreender o que é próprio da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), torna-se um desafio paras as práticas e terapêuticas contemporâneas. Nesse contexto, a Gestalt-terapia, revela-se como uma importante abordagem cuja intervenção visa ampliar o entendimento das relações dinâmicas no campo da pessoa e seu mundo. Conhecer e explorar outras possibilidades de se abrir para o contato e interação é um dos convites que a pessoa com TEA nos faz. A intervenção proposta pela perspectiva dialógica em Gestalt-terapia, releva as diferentes formas de expressão e comunicação possíveis, bem como suas idiossincrasias e formas de Estar-No-Mundo.
Palavras-chave: Autismo. Dialogia. Interação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, P. P.; SOUZA, P. P. M. (2016). Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: Contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, v. 5, n. 1, p.223-230.
AMESCUA, G. (1999). Autismo na teoria Gestalt: em direção a uma teoria Gestalt da personalidade. Gestalt Review, South Wellfleet, v. 3, n. 3.226-238.
ARENDT, Ronald; MORAES, Marcia; TSALLIS, Alexandra. Por uma psicologia não moderna: o PesquisarCOM como prática meso-politica. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 15, n. spe, p. 1143-1159, 2015.
BUBER, M. (1958). Hassidism and modern man. New York: Horizon Press.
_________. (1965). Daniel, dialogues on realization. New York: McGrawHill Book
_________ . (1988). The Knowledge of Man: Selected Essays. Humanity Books
_________. (2004). Between Man and Man. New York: Routledge.
FONSECA, M.E.G. (2001). Autismo. São Carlos: CEDAP.
FREIRE, Paulo. (2001). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
MONTEIRO, A.C.L. (2014). O Caminho da Narrativa: Construções Temporais de Constituição da Vida. In Prestrelo , E.T & Quadros , L.T (Eds), O Tempo e a Escuta da Vida: Configurações gestálticas e práticas contemporâneas (pp. 109-129). Rio de Janeiro : Quartet.
Organização das Nações Unidas.(2017).OMS afirma que autismo afetauma em cada 160 crianças no mundo. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2017/04/1581881-oms-afirma-que-autismo-afeta-uma-em-cada-160-criancas-no-mundo. Acesso em: 20 Maio. 2019.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (1993). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed.
SOLOMON, A, (2013). Longe da árvore. São Paulo: Companhia das Letras.
TAMANAHA, A.C; PERISSINOTO, J; CHIARI, B.M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos de Autismo Infantil e da Síndrome de Asperger. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo, v. 13, n. 3, p; 296-299, jul. 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.