O USO DO FLYER DIGITAL NA COMUNICAÇÃO INTERNA DA BASE DE ADMINISTRAÇÃO E APOIO DO IBIRAPUERA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva502020767103-113Abstract
O estudo versará sobre ações de comunicação voltadas para o público interno do Exército Brasileiro. O foco deste trabalho está no uso do flyer digital na comunicação interna da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera. O Quartel funciona dentro de um sistema de ordenar, obedecer e orientações de conduta. Todas as ações se baseiam na oralidade ou texto documental. A pergunta inicial é: de que forma o flyer digital, usando o ciberespaço, circulando por meio do Whatsapp Ⓡ Inc, contribui para uma maior clareza e alcance da mensagem junto aos comandados? Acredita-se que o flyer digital, cujo formato atrela texto e imagem, pode trazer maior eficiência à comunicação interna da OM, além de dar clareza e motivação aos comandados. O objetivo é realizar estudo fundamentado e propor o uso do flyer, em sua forma digital, como instrumento de relações públicas na Base de Administração e Apoio do Ibirapuera, como forma de ilustrar e reforçar o conteúdo das mensagens transmitidas. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa com a finalidade teórica de forma empírica e objetivo de pesquisa de campo com característica indutiva com coleta de dados documentais e bibliográficos para conhecer a contribuição da implementação do uso de flyers digitais na comunicação interna da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera. Análise de dados conforme estratégia proposta por Bardin (2006).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABREU, Antônio. A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. Editora Ateliê, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006
BRASIL. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/feitos-desfeitas/_ed844_nos_tempos_do_panfleto/
_______. https://www.printi.com.br/blog/flyer-panfleto-ou-folder-saiba-a-diferenca?
EXÉRCITO BRASILEIRO. Manual de Fundamentos de Comunicação Social. Portaria Nº 520 - EME, 20 de dezembro de 2017.
EXÉRCITO BRASILEIRO. Regulamento Interno e dos Serviços Gerais. Portaria do Comandante do Exército nº 816, de 19 de dezembro de 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34 Ltda. 1999.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Métodos de pesquisa em comunicação: projetos, ideias, práticas. Editora Vozes Limitada, 2018.
NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. Espalhafato Comunicação, 2010.
ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, 2010.
TEIXEIA, Ana Paula de Moraes Teixeira; SENA, Darlan; SANTOS, Fernanda; AZEVEDO, Marcos André Bonella. Relações Públicas & Exército Brasileiro: uma proposta de Comunicação Institucional para a Força Terrestre. Centro de Estudos de Pessoal, 2013.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. São Paulo: Callis Ed, 2009.
EXÉRCITO BRASILEIRO. Comando Militar do Sudeste. http://www.cmse.eb.mil.br. Acesso em: 20 de ago. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.