COMPREENSÕES SOBRE CURRÍCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEPG

Autori

  • Alisson Lima Emiliano Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Augusto Rangel Selski Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021794113-124

Abstract

Resumo

Neste artigo temos o objetivo de identificar a percepção que licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade estadual do Paraná têm sobre o conceito de currículo. Os sujeitos da pesquisa são licenciandos do IV Ano de Licenciatura em Matemática. A escolha desses licenciandos ocorreu partindo-se da ideia de que durante esse período da graduação já tiveram disciplinas sobre o tema currículo. A pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de um questionário. Para organização e análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo. Nossos resultados revelam que os licenciandos desconhecem a etimologia da palavra currículo, porém apresentam traços de quem estudou sobre a temática, descrevendo palavras e afirmações que pertencem ao contexto.

Palavras Chave: Currículo. Matemática. Formação de Professores.

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Pubblicato

2021-07-14