A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS E MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR

Autori

  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Wilian Travassos Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil
  • Marcelo Carlos de Proença Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218791238-1250

Abstract

O objetivo do artigo é analisar como foram construídos os saberes pedagógicos e matemáticos de um professor em sua
formação inicial. Realizamos um estudo de caso, coletando dados por meio de uma entrevista do tipo semidirigida, os
quais foram situados em dois eixos, tendo por base a Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que a construção
dos saberes pedagógicos se deu apenas ao nível da importância do uso de metodologias de ensino e de didática em
geral. Sobre a construção dos saberes matemáticos, isso ocorreu mais pelo aprofundamento de conteúdos próprios do
ensino superior, negligenciando uma articulação aos conteúdos inerentes à Educação Básica. De forma geral, foi o
estágio em colégio particular que supriu suas necessidades formativas sobre os conteúdos matemáticos.


Palavras Chave: Formação inicial. Saberes pedagógicos. Saberes matemáticos.

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Pubblicato

2021-07-14

Come citare

Mendes, L. O. R., Travassos, W., & Proença, M. C. de. (2021). A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS E MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR. Revista Valore, 6, 1238–1250. https://doi.org/10.22408/reva6020218791238-1250