MERITOCRACIA E A FASE A DISTÂNCIA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva50202091415-33Abstract
O presente estudo tem por finalidade analisar a temática que envolve a meritocracia e sua inserção no contexto da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Desta feita, foi verificado, especificamente, se as condições de estudo, às quais são submetidos os alunos daquela Escola durante a fase de educação a distância (EAD) do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico (CAO-Bélico), exercem influência na nota final do curso (NFC), a medida que esta também é composta pelas notas da fase EAD. Para tanto, foram explicitados como o conceito de EAD se insere naquele contexto escolar e como o conceito de meritocracia, segundo a práxis da instituição, resulta em impactos à carreira do concludente daquela Escola. Neste ínterim, a metodologia de estudo se fundamentou em pesquisas bibliográficas, as quais sustentaram o estudo com uma visão histórica e documental do tema de pesquisa. Na medida em que a base teórica foi sendo estabelecida, foram adicionados elementos que a relacionava à realidade daquele estabelecimento de ensino. Este alinhamento se realizou através da análise quantitativa dos graus obtidos na fase EAD dos últimos 3 anos e a influência que exerceram na NFC e também da análise qualitativa dos resultados obtidos em questionários respondidos pelos próprios alunos que se encontravam realizando a fase presencial do Curso em 2020 e, por consequência, realizaram a fase EAD em 2019. Por fim, espera-se que os resultados obtidos sirvam de base teórica acerca do tema e que impactem com avanços no Sistema de Ensino do Exército (SEE), além de permitir o assessoramento para decisões futuras daquela Escola.Downloads
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