AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA E MAPAS CONCEITUAIS: UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA

Autores

  • Ederson Carlos Gomes Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá-UEM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018159249-259

Resumo

O presente trabalho buscou verificar o potencial dos mapas conceituais como instrumento de avaliação sobre ondas eletromagnéticas, alicerçada na pesquisa qualitativa. Para isso, implementamos uma sequência didática com 13 alunos do 3º ano do Ensino Médio em um colégio público, utilizando mapas conceituais como instrumento avaliativo. Os dados foram analisados e discutidos à luz da teoria de Gowin e Novak buscando elementos da aprendizagem significativa de Ausubel, que são: organização hierárquica, diferenciação progressiva e reconciliação integradora. Ao final, constatamos que esta avaliação favoreceu o aprendizado da Física, porque, os mapas conceituais apresentaram elementos que nos possibilitaram inferir uma melhora da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ederson Carlos Gomes, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Universidade Estadual de Maringá-UEM

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR

Polônia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Universidade Estadual de Maringá-UEM

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Publicado

2018-12-26