UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cristina Machado Ruiz UEM
  • Marlí Schmitt Zanella UEM
  • Simone Fiori UEM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva312018102508-521

Resumo

A Educação Ambiental surge a partir da preocupação com os problemas ambientais e, tem por função desenvolver o pensamento crítico do indivíduo, promovendo sua participação na sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica a respeito da temática Educação Ambiental. O objetivo está centrado em investigar como a Educação Ambiental está inserida nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para isso, focalizamos em nosso trabalho a formação de professores. A busca ocorreu por meio de artigos publicados entre 2000 a 2017, por meio da abordagem metodológica de pesquisa do tipo “levantamento bibliográfico” proposto por Cervo e Bervian (1996), a qual busca fazer um panorama das pesquisas realizadas sobre o tema Educação Ambiental na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. É possível identificar por meio das pesquisas elencadas que ainda há uma visão naturalista de meio ambiente e que os professores possuem conhecimentos limitados sobre o ambiente local, o que se deve ao fato de não possuírem uma formação adequada e também a falta de recursos existentes na escola, o que acarreta na insegurança por parte dos professores em abordar o assunto em sala de aula, pois há dificuldades em relacionar a temática com a realidade vivenciada atualmente pela sociedade.

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Publicado

2018-06-14

Como Citar

Ruiz, C. M., Zanella, M. S., & Fiori, S. (2018). UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 3(1), 508–521. https://doi.org/10.22408/reva312018102508-521

Edição

Secção

Artigo de Revisão