A TEORIA HUMANISTA DE CARL ROGERS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia.
  • Guilherme Saramago de Oliveira Professor da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Núbia dos Santos Saad Professora da Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021103881-98

Resumo

A Psicologia da Educação Matemática trata, basicamente, da aplicação da psicologia educacional à Matemática, prioritariamente à Matemática Escolar”. Para tanto, essa pesquisa está fundamentada na Teoria de Carl Rogers. Realizou-se uma revisão da literatura sobre a Teoria Humanista, caracterizando a pesquisa como exploratória e descritiva, feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, e pesquisa documental em documentos oficiais do Ministério da Educação. Os dados encontrados indicam resultados positivos no sentido da validade e da atualidade da proposta humanista e humanizadora, assumindo-se a dimensão humana, cultural, social a contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para competências e habilidades no ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Santos, A. O., Oliveira, G. S. de, & Saad, N. dos S. (2021). A TEORIA HUMANISTA DE CARL ROGERS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA. Revista Valore, 6, 81–98. https://doi.org/10.22408/reva602021103881-98