Os discursos biológicos para os gêneros, as sexualidades e as diferenças no Brasil: um panorama histórico

Autores

  • Fabiana Aparecida de Carvalho Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018149575-586

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico, fragmento de uma pesquisa de doutoramento, é problematizar os discursos e as políticas educacionais públicas acerca dos gêneros, das sexualidades e das diferenças na atualidade brasileira. Apresentamos uma análise arqueogenealógica baseada em teorizações foucaltianas e pós críticas que postulam ser as sexualidades e os gêneros dispositivos e efeitos discursivos. Momentos históricos e recentes posicionamentos políticos são destacados a fim de se discutir as verdades e as enunciações sobre sexo, gênero e sexualidade e alguns de seus atravessamentos junto ao Ensino de Ciências e Biologia.

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Biografia Autor

Fabiana Aparecida de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá/ Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM/PCM)

Docente no Departamento de Biologia da UEM

Referências

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Carvalho, F. A. de, & Lorencini Júnior, Álvaro. (2018). Os discursos biológicos para os gêneros, as sexualidades e as diferenças no Brasil: um panorama histórico. Revista Valore, 3, 575–586. https://doi.org/10.22408/reva302018149575-586