O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Joici de Carvalho Leite Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Tânia do Carmo Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Paulo Inada Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018157223-235

Resumo

O estágio supervisionado constitui-se no primeiro momento da inserção na prática docente, todavia, repleto de incertezas e desafios. Neste contexto, o presente trabalho relaciona os pontos positivos e negativos levantados por licenciandos do curso de Ciências Biológicas, após concluírem a disciplina de estágio supervisionado em Ciências. A coleta de informações foi feita por meio de um questionário, analisado posteriormente seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo. As narrativas obtidas demostraram um bom embasamento teórico dos alunos em formação inicial, resultando em uma prática reflexiva. As lacunas curriculares devem ser corrigidas com reestruturações, e as adversidades com os docentes do colégio por meio do diálogo, uma vez que o estágio é uma parceria e não uma imposição.

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Biografias Autor

Joici de Carvalho Leite, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR)

Tânia do Carmo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR)

Paulo Inada, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Maringá (UEM); Professor Adjunto do Departamento de Biologia (DBI)

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Universidade Estadual de Maringá (UEM); Professor Adjunto do Departamento de Ciências (DCI); Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM); Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Formação de Professores e Representações Sociais (CIENCIAR)

 

 

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Publicado

2018-12-26