A INFLUÊNCIA DO/A PEDAGOGO/A NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NA ATUAÇÃO DOS/AS DOCENTES EM TERRITÓRIOS RURAIS

Autores

  • Elisangela Toretta Zen Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Liliane Barreira Sanchez UFRRJ

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o impacto do/a pedagogo/a na
formação continuada e na prática dos/as professores/as que trabalham em escolas localizadas em áreas
rurais. A referida investigação teve como objetivo explorar os desafios e as oportunidades enfrentadas
pelo/a pedagogo/a nesse contexto. Além disso, buscou-se uma compreensão mais ampla do papel do/a
pedagogo/a, visando seu reconhecimento e valorização como sujeito corresponsável pelo processo
formativo no espaço escolar (de alunos e professores). O estudo analisou a contribuição do/a pedagogo/a
para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as, levando em consideração as especificidades do
território rural. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de “estudo de caso”, a pesquisa utilizou
entrevistas semiestruturadas e questionário como instrumentos de coleta de dados, envolvendo tanto
pedagogos/as quanto docentes A partir do referencial teórico, foram discutidos aspectos relacionados à
formação e atuação pedagógica, com o intuito de entender a influência do trabalho do/a pedagogo/a na
educação do campo, destacando suas funções e atividades específicas. Nas considerações finais, buscamos

elencar alguns desafios da docência, refletindo sobre como o/a pedagogo/a pode contribuir para superá-
los, tendo em vista uma prática profissional dos/as pedagogos/as mais engajada e comprometida com a

formação continuada e a atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Toretta Zen, E., & Barreira Sanchez, L. (2024). A INFLUÊNCIA DO/A PEDAGOGO/A NA FORMAÇÃO CONTINUADA E NA ATUAÇÃO DOS/AS DOCENTES EM TERRITÓRIOS RURAIS. Revista Valore, 9(2), 84–101. Obtido de https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1820

Edição

Secção

Fluxo Contínuo (Art. Originais/Revisão)