INTERFACES DA AVALIAÇÃO E DA REFLEXÃO: TECENDO SIGNIFICADOS NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018189642-654Resumo
A avaliação é um dos desafios que devem ser investigados para contribuir na formação inicial de professores de Ciências. Este artigo apresenta as compreensões acerca da avaliação e da prática reflexiva presente no discurso de licenciandos. Para tanto, a constituição dos dados se deu por meio de gravações em áudio e vídeo dos encontros desenvolvidos no grupo focal formado por 12 licenciandos de Ciências Biológicas participantes do Subprojeto Pibid/Biologia da Unioeste. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva, e, evidenciou-se que a prática reflexiva pode ser impulsionadora de mudanças no fazer avaliativo do professor, pois possibilita avançar mediante as práticas reproduzidas que se repetem na sala de aula.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A; PASSOS, L. F. Avaliação escolar: desafios e perspectivas. In: CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
ASTOLFI, J. P.; DAROT, E.; GINSBURGER-VOGEL, Y.; TOUSSAINT, J. As palavras-chave da didática das Ciências. Artes Gráficas, 2002.
BEJARANO, N. R. R.; CARVALHO, A. M. P. Tornando-se professor de Ciências: crenças e conflitos. Ciência & Educação, vol. 9, n. 1, p. 1-15, 2003.
CAMARGO, A. C. V. C.; FARIA, M. A. Avaliação: concepções e reflexão. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2011.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
______. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo como processo educativo. São Paulo: Nacional, 1959.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 24. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.
JORBA, J.; SANMARTÍ, N. A função pedagógica da avaliação. In: BALLESTER, M. et al. (Org.). Avaliação como apoio à aprendizagem. São Paulo: Artmed, 2003. p. 23-42.
JUSTINA, L. A. D.; FERRAZ, D. F. A prática avaliativa no contexto do Ensino de Biologia. IN: CALDEIRA, A. M. A.; ARAUJO, E. S. N. N. (org.) Introdução à Didática da Biologia. – São Paulo: Escrituras Editora, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e preposição. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MORAES, R. GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 20-62.
SAUL, A. M. A avaliação Educacional. In: SOUZA,C. P. (et al) Avaliação do rendimento Escolar. São Paulo: FDE, p. 61-68, 1994.
___________. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 25, p. 17-24, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.