UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO SOBRE AS PESQUISAS DE PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA

Autores

  • Cassiane Beatrís Pasuck Benassi Beatrís Pasuck Benassi Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva602021812359-371

Resumo

As pesquisas de percepção pública da Ciência vêm se intensificando nos últimos anos e mostram dados nacionais de levantamentos efetivados nos anos de 1987, 2006, 2010, 2015 e 2019. Para entendimento sobre suas motivações e interesses, buscou-se conhecer quais os objetivos e finalidades, assim como, os indicadores de interesse, atitude e conhecimento que norteiam as enquetes. O estudo se deu por meio de uma análise empírica nas obras de Vogt e Morales (2016) e Ricyt (2015) mediante um olhar epistemológico nos questionários das pesquisas, seus enunciados e suas linguagens. Os resultados apontaram algumas fragilidades nos indicadores das pesquisas e a necessidade de compreender característica do público que se relaciona com C&T, para se promover ações de educação e popularização da Ciência.

Palavras-chave: Indicadores. Interesse. Conhecimento. Atitude. Percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

BAUER, M.; ALLUM, N.; MILLER,. What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science, v. 16, n. 1, p. 79- 95. 2007.

BRASIL. Centro de Estudos Estratégicos. Percepção pública da ciência e tecnologia 2015 -Ciência e Tecnologia no olhar dos brasileiros. Brasília, 2015.

BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: uma introdução ao problema da racionalidade e da historicidade do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

CGEE. Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros: Percepção pública da C&T no Brasil, Brasília, 2017.

CASTELFRANCHI, J.; PITRELLI, N. Come si comunica la scienza? Roma-Bari, Laterza, 2007.

CUNHA, M. B. A percepção de ciência e tecnologia dos estudantes de ensino médio e a divulgação científica. 2009. 363 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.

FAPESP. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo, 2004. São Paulo: FAPESP, 2005. Cap. 12.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argós, 2007.

HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. Coimbra: Armênio Amado, 1980. Tradução: Antônio Correia.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

OST. Office of Science and Technology. Science and the public: a review of science communication and public attitudes toward science in Britain London, The Science Museum, 2000.

RICYT. Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología. Manual de antigua: indicadores de percepción pública de la ciencia y la tecnología.- 1a ed. Buenos Aires: Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología, 2015. 175p. Disponível em: <http://www.ricyt.org/files/MAntigua.pdf>.

VOGT, C.; POLINO, C. (Orgs.). Percepção pública da ciência: resultados da pesquisa na Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; São Paulo: FAPESP, 2003.

VOGT, C. The spiral of scientific culture and cultural well-being: Brazil and Ibero-America, Public Understanding of Science, January, vol. 21 n. 14-16, 2012.

VOGT, C.; MORALES, A.P. O discurso dos indicadores de C&T e de Percepção de C&T. Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la cultura (org), Catarata, 2016.

Publicado

2021-07-14