EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O CICLO DA ÁGUA NA AMAZÔNIA

Autores

  • Rosangela Lobo Moreira Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM
  • Ercila Pinto Monteiro Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219031626-1635

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar saberes amazônicos para integrá-los em práticas pedagógicas de Química. É uma pesquisa que valoriza as contribuições dos povos nativos, transformando-os em um saber escolar, reconhecendo a diversidade presente no universo latino-americano. A pesquisa foi de cunho etnográfico e ocorreu durante quatro meses (agosto/2019 a dezembro/2019) na cidade de Manaus (AM), Brasil, por visitas em espaços sociais nos quais transitam os conhecimentos tradicionais amazônicos. Dos dados obtidos, destacam-se aqueles registrados na comunidade ribeirinha de Jandira, onde os saberes tradicionais construídos ao longo de anos naquele lugar se expressam pela fertilidade do solo de várzea e sua relação com o ciclo da água. Assim, uma proposta de ensino foi apresentada com a temática “A fertilidade do solo de várzea”, fundamentada na aprendizagem investigativa para o ensino de Química mais contextualizado à realidade dos alunos. 

Palavras chaves: Intercultural. Saberes. Amazônia. Química.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Moreira, R. L., & Monteiro, E. P. (2021). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O CICLO DA ÁGUA NA AMAZÔNIA. Revista Valore, 6, 1626–1635. https://doi.org/10.22408/reva6020219031626-1635