PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juliete Gomes Póss Asano Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR – Brasil
  • Priscila Caroza Frasson Costa Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR – Brasil
  • Rodrigo de Souza Poletto Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR – Brasil
  • Lucken Bueno Lucas Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio-PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219601057-1069

Resumo

Esta pesquisa objetivou desenvolver uma investigação com professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na expectativa de vislumbrar qual a percepção desses profissionais em relação à importância da EA nesta etapa de ensino, assim como, evidenciar quais práticas pedagógicas e algumas das dificuldades encontradas na realidade da escola. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado construído a partir da ferramenta online do Google Forms e disponibilizado pelo aplicativo WhatsApp. Os resultados indicaram desafios pelos professores, que necessitam de atenção e de incentivos em diversos setores, entre eles políticos, na formação inicial e continuada, e apoio no âmbito escolar. 

Palavras Chave: Professores. Google Forms. Meio Ambiente.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCELOS, V. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Rio de Janeiro, Vozes, 2008.

BRASIL. Lei nº 9795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm. Acesso em: 24 Mar. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC, 1997. 128p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, L. M. A Educação Ambiental e a formação de professores. In: MEC ; SEF, Panorama da educação ambiental no ensino fundamental / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília, 2001.

FESTOZO; TOZONI-REIS. Ambientalização curricular no ensino superior: problematizando a formação de educadores ambientais. In: TOZONI-REIS, M. F. C. (org). Educação ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas. 1. ed. - Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, M. Armadilha paradigmática na educação ambiental: In: LOUREIRO, C. F. B. et al. Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

LAYRARGUES, P.P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e gestão participativa na explicitação e resolução de conflitos. Gestão em Ação, Salvador, v.7, n.1, jan./abr. 2004.

LOUREIRO, C. F. B. Teoria Crítica. In: FERRARO JÚNIOR, L. A. (Org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente/Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R., (orgs.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.

NEVES; TOZONI-REIS. Desafios para a inserção da educação ambiental na escola: em questão a carência formativa do professor a partir de duas pesquisas diagnósticas In: TOZONI-REIS, M. F. C. (org). Educação ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas. 1. ed. - Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

OLIVA, J. T. A Educação Ambiental na escola: Série Educação Ambiental do Programa Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 2000.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, E. C.; et al. Relato dos grupos de trabalho. In: Secretaria de Educação Fundamental. Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília. 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/panorama.pdf> Acesso em: 14 de maio de 2019.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: RiMa, 2004.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, 1987. p. 1-22.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO. C. F. B. A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.

VEIGA, A.; AMORIM, É.; BLANCO, M. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Asano, J. G. P., Costa, P. C. F., Poletto, R. de S., & Lucas, L. B. (2021). PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Valore, 6, 1057–1069. https://doi.org/10.22408/reva6020219601057-1069