PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO “PLANO CARTESIANO MANIPULÁVEL

Jobson Santos Lima, Darling Domingos Arquieres, Jorge Henrique Gualandi

Resumo


Nesse artigo, apresentamos uma proposta organizada em uma sequência didática com uso do material didático manipulável (MDM) “Plano Cartesiano Manipulável” no intuito de proporcionar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante a um levantamento teórico acerca dos materiais didáticos manipuláveis e as metodologias ativas, a fim de elaborar uma sequência didática para focar no desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno. Os resultados são parciais, visto que os autores ainda irão aplicar a proposta em suas turmas na Educação Básica. Contudo, os documentos oficiais da Educação recomendam o uso de materiais diversificados, tais como os MDM para o ensino em matemática, em virtude de esses materiais viabilizar uma estratégia pedagógica na construção interativa do conhecimento matemático.

Palavras-chave: Material didático manipulável. Metodologia ativa. Pensamento algébrico.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva5020201056301-317

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Revista Valore 
ISSN: 2525-9008