PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO “PLANO CARTESIANO MANIPULÁVEL

Autores/as

  • Jobson Santos Lima Colégio Castro Barreto, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Darling Domingos Arquieres SEEDUC/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Jorge Henrique Gualandi Instituto Federal do Espírito Santo – Cachoeiro de Itapemirim/ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva5020201056301-317

Resumen

Nesse artigo, apresentamos uma proposta organizada em uma sequência didática com uso do material didático manipulável (MDM) “Plano Cartesiano Manipulável” no intuito de proporcionar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante a um levantamento teórico acerca dos materiais didáticos manipuláveis e as metodologias ativas, a fim de elaborar uma sequência didática para focar no desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno. Os resultados são parciais, visto que os autores ainda irão aplicar a proposta em suas turmas na Educação Básica. Contudo, os documentos oficiais da Educação recomendam o uso de materiais diversificados, tais como os MDM para o ensino em matemática, em virtude de esses materiais viabilizar uma estratégia pedagógica na construção interativa do conhecimento matemático.

Palavras-chave: Material didático manipulável. Metodologia ativa. Pensamento algébrico.

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Citas

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Publicado

2021-12-12

Cómo citar

Lima, J. S., Arquieres, D. D., & Gualandi, J. H. (2021). PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO “PLANO CARTESIANO MANIPULÁVEL. Revista Valore, 5, 301–317. https://doi.org/10.22408/reva5020201056301-317