PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DO “PLANO CARTESIANO MANIPULÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva5020201056301-317Abstract
Nesse artigo, apresentamos uma proposta organizada em uma sequência didática com uso do material didático manipulável (MDM) “Plano Cartesiano Manipulável” no intuito de proporcionar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante a um levantamento teórico acerca dos materiais didáticos manipuláveis e as metodologias ativas, a fim de elaborar uma sequência didática para focar no desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno. Os resultados são parciais, visto que os autores ainda irão aplicar a proposta em suas turmas na Educação Básica. Contudo, os documentos oficiais da Educação recomendam o uso de materiais diversificados, tais como os MDM para o ensino em matemática, em virtude de esses materiais viabilizar uma estratégia pedagógica na construção interativa do conhecimento matemático.
Palavras-chave: Material didático manipulável. Metodologia ativa. Pensamento algébrico.
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