A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018160260-269Resumo
Este artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. ed. 70, 2003.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Lisboa: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação), 1994.
BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PORLÁN, R. MARTÍN, J. El diário del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZEICHNER, K; LISTON, D. Varieties of discourse in supervisory conferences. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v.1, n. 2, p.155-174, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.