A ESCRITA DE DIÁRIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DO PENSAMENTO REFLEXIVO NAS ATIVIDADES DO ESTAGIO CURRICULAR

Autores/as

  • Eliane Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.
  • Leila Inês Follmann Freire Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018160260-269

Resumen

Este artigo situa-se no campo de formação de professores e objetiva analisar o discurso reflexivo de um estagiário ao observar sua própria prática de ensino e as de outros professores a partir do diário de classe produzido por um professor em formação inicial durante atividades de docência no período de estágio curricular supervisionado em ensino de química. Analisamos os dados com apoio da metodologia de análise do conteúdo, com categorias a priori, com base no recurso do Indicador de Ensino Reflexivo. Os resultados indicam que o estagiário é mais reflexivo sobre sua própria prática em relação ao refletir sobre a prática de outros professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

Leila Inês Follmann Freire, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

Doutora em Ensino de Ciências; Docente do Curso de Licenciatura em Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática;  Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. ed. 70, 2003.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Lisboa: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação), 1994.

BERGMANN, J. C. F.; SILVA, M. Estágio supervisionado III. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PORLÁN, R. MARTÍN, J. El diário del profesor. Sevilla: Díada Editora, 1997.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER, K; LISTON, D. Varieties of discourse in supervisory conferences. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v.1, n. 2, p.155-174, 1985.

Publicado

2018-12-26