JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701Resumo
Apresentamos um levantamento bibliográfico acerca de jogos didáticos relacionados à tabela periódica publicados, no período de 2010 a 2017, no periódico Journal of Chemical Education. Alguns dos dez jogos descritos foram desenvolvidos utilizando jogos clássicos - tais como poker, uno e dominó - como modelos. Observamos que os jogos descritos podem contribuir para a aprendizagem de temas e conceitos inter-relacionados, tais como nomes, símbolos, número atômico e propriedades dos elementos e disposição dos elementos na tabela periódica. Concluímos que os jogos publicados não abrangem a totalidade das finalidades previstas para jogos didáticos e nem contribuem para a superação de todas as dificuldades de aprendizagem relacionadas à tabela periódica indicadas na literatura.
Downloads
Referências
BAYIR, E. Developing and playing chemistry games to learn about elements, compounds, and the periodic table: Elemental Periodica, Compoundica, and Groupica. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 4, p. 531-535, 2014.
CARBULONI, C. F.; OLIVEIRA, J. B.; SANTOS, K. B.; RIVELINI-SILVA, A. C. Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 225-242, 2017.
CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.
FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; GIL, M. L. A. Students’ perceptions about the use of educational games as a tool for teaching the periodic table of elements at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 2, p. 278-285, 2015.
FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; BLANCO-LÓPEZ, A.; ESPAÑA-RAMOS, E. A Game-based approach to learning the idea of chemical elements and their periodic classification. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 7, p. 1173-1190, 2016.
FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; MÁRQUEZ, S. B. An educational card game for learning families of chemical elements. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 8, p. 1044-1046, 2012.
FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M. Educational games and learning about the periodic table: case studies. Journal of Science Education, v. 14, n. 2, p. 93-97, 2013.
GESELBRACHT, M. J.; REISNER, B. A. Inorganic chemistry learning objects for use in the General Chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 87, n. 7, p. 756-757, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JOAG, S. D. An effective method of introducing the periodic table as a crossword puzzle at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 864-867, 2014.
KAVAK, N. ChemPoker. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 4, p. 522-523, 2012.
LEE, CHANG-HUNG; ZHU, J. F.; LIN, TIEN-LI; NI, CHENG-WEI; CHIA PING HONG, C. P.; HUANG, PIN-HSUAN; CHUANG, HSIANG-LING; LIN, SHIH-YAO; HO, MEI-LIN. Using a table tennis game, “Elemental Knock-Out”, to increase students’ familiarity with chemical elements, symbols, and atomic numbers. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 10, p. 1744-1748, 2016.
MARTÍ-CENTELLES, V.; RUBIO-MAGNIETO, J. ChemMend: A card game to introduce and explore the periodic table while engaging students’ interest. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 868-871, 2014.
MELO FILHO, J. M.; FARIA, R. B. 120 anos da classificação periódica dos elementos. Química Nova, v. 13, n. 1, p. 53-58, 1990.
MORENO, L. F.; HINCAPIÉ, G.; ALZATE, M. V. Cheminoes: a didactic game to learn chemical relationships between valence, atomic number, and symbol. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 872-875, 2014.
RITTER, O. M. S.; CUNHA, M. B.; STANZANI, E. L. Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma Tabela Periódica interativa. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 359-375, 2017.
TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.