JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION

Autores/as

  • Adriano Lopes Romero Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Márcia Borin da Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701

Resumen

Apresentamos um levantamento bibliográfico acerca de jogos didáticos relacionados à tabela periódica publicados, no período de 2010 a 2017, no periódico Journal of Chemical Education. Alguns dos dez jogos descritos foram desenvolvidos utilizando jogos clássicos - tais como poker, uno e dominó - como modelos. Observamos que os jogos descritos podem contribuir para a aprendizagem de temas e conceitos inter-relacionados, tais como nomes, símbolos, número atômico e propriedades dos elementos e disposição dos elementos na tabela periódica. Concluímos que os jogos publicados não abrangem a totalidade das finalidades previstas para jogos didáticos e nem contribuem para a superação de todas as dificuldades de aprendizagem relacionadas à tabela periódica indicadas na literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAYIR, E. Developing and playing chemistry games to learn about elements, compounds, and the periodic table: Elemental Periodica, Compoundica, and Groupica. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 4, p. 531-535, 2014.

CARBULONI, C. F.; OLIVEIRA, J. B.; SANTOS, K. B.; RIVELINI-SILVA, A. C. Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 225-242, 2017.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; GIL, M. L. A. Students’ perceptions about the use of educational games as a tool for teaching the periodic table of elements at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 2, p. 278-285, 2015.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; BLANCO-LÓPEZ, A.; ESPAÑA-RAMOS, E. A Game-based approach to learning the idea of chemical elements and their periodic classification. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 7, p. 1173-1190, 2016.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; MÁRQUEZ, S. B. An educational card game for learning families of chemical elements. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 8, p. 1044-1046, 2012.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M. Educational games and learning about the periodic table: case studies. Journal of Science Education, v. 14, n. 2, p. 93-97, 2013.

GESELBRACHT, M. J.; REISNER, B. A. Inorganic chemistry learning objects for use in the General Chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 87, n. 7, p. 756-757, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JOAG, S. D. An effective method of introducing the periodic table as a crossword puzzle at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 864-867, 2014.

KAVAK, N. ChemPoker. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 4, p. 522-523, 2012.

LEE, CHANG-HUNG; ZHU, J. F.; LIN, TIEN-LI; NI, CHENG-WEI; CHIA PING HONG, C. P.; HUANG, PIN-HSUAN; CHUANG, HSIANG-LING; LIN, SHIH-YAO; HO, MEI-LIN. Using a table tennis game, “Elemental Knock-Out”, to increase students’ familiarity with chemical elements, symbols, and atomic numbers. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 10, p. 1744-1748, 2016.

MARTÍ-CENTELLES, V.; RUBIO-MAGNIETO, J. ChemMend: A card game to introduce and explore the periodic table while engaging students’ interest. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 868-871, 2014.

MELO FILHO, J. M.; FARIA, R. B. 120 anos da classificação periódica dos elementos. Química Nova, v. 13, n. 1, p. 53-58, 1990.

MORENO, L. F.; HINCAPIÉ, G.; ALZATE, M. V. Cheminoes: a didactic game to learn chemical relationships between valence, atomic number, and symbol. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 872-875, 2014.

RITTER, O. M. S.; CUNHA, M. B.; STANZANI, E. L. Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma Tabela Periódica interativa. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 359-375, 2017.

TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Lopes Romero, A., & Borin da Cunha, M. (2018). JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION. Revista Valore, 3, 690–701. https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701