JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION

Autor/innen

  • Adriano Lopes Romero Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Márcia Borin da Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701

Abstract

Apresentamos um levantamento bibliográfico acerca de jogos didáticos relacionados à tabela periódica publicados, no período de 2010 a 2017, no periódico Journal of Chemical Education. Alguns dos dez jogos descritos foram desenvolvidos utilizando jogos clássicos - tais como poker, uno e dominó - como modelos. Observamos que os jogos descritos podem contribuir para a aprendizagem de temas e conceitos inter-relacionados, tais como nomes, símbolos, número atômico e propriedades dos elementos e disposição dos elementos na tabela periódica. Concluímos que os jogos publicados não abrangem a totalidade das finalidades previstas para jogos didáticos e nem contribuem para a superação de todas as dificuldades de aprendizagem relacionadas à tabela periódica indicadas na literatura.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BAYIR, E. Developing and playing chemistry games to learn about elements, compounds, and the periodic table: Elemental Periodica, Compoundica, and Groupica. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 4, p. 531-535, 2014.

CARBULONI, C. F.; OLIVEIRA, J. B.; SANTOS, K. B.; RIVELINI-SILVA, A. C. Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 225-242, 2017.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; GIL, M. L. A. Students’ perceptions about the use of educational games as a tool for teaching the periodic table of elements at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 2, p. 278-285, 2015.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; BLANCO-LÓPEZ, A.; ESPAÑA-RAMOS, E. A Game-based approach to learning the idea of chemical elements and their periodic classification. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 7, p. 1173-1190, 2016.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M.; MÁRQUEZ, S. B. An educational card game for learning families of chemical elements. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 8, p. 1044-1046, 2012.

FRANCO-MARISCAL, A. J.; OLIVA-MARTÍNEZ, J. M. Educational games and learning about the periodic table: case studies. Journal of Science Education, v. 14, n. 2, p. 93-97, 2013.

GESELBRACHT, M. J.; REISNER, B. A. Inorganic chemistry learning objects for use in the General Chemistry curriculum. Journal of Chemical Education, v. 87, n. 7, p. 756-757, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JOAG, S. D. An effective method of introducing the periodic table as a crossword puzzle at the high school level. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 864-867, 2014.

KAVAK, N. ChemPoker. Journal of Chemical Education, v. 89, n. 4, p. 522-523, 2012.

LEE, CHANG-HUNG; ZHU, J. F.; LIN, TIEN-LI; NI, CHENG-WEI; CHIA PING HONG, C. P.; HUANG, PIN-HSUAN; CHUANG, HSIANG-LING; LIN, SHIH-YAO; HO, MEI-LIN. Using a table tennis game, “Elemental Knock-Out”, to increase students’ familiarity with chemical elements, symbols, and atomic numbers. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 10, p. 1744-1748, 2016.

MARTÍ-CENTELLES, V.; RUBIO-MAGNIETO, J. ChemMend: A card game to introduce and explore the periodic table while engaging students’ interest. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 868-871, 2014.

MELO FILHO, J. M.; FARIA, R. B. 120 anos da classificação periódica dos elementos. Química Nova, v. 13, n. 1, p. 53-58, 1990.

MORENO, L. F.; HINCAPIÉ, G.; ALZATE, M. V. Cheminoes: a didactic game to learn chemical relationships between valence, atomic number, and symbol. Journal of Chemical Education, v. 91, n. 6, p. 872-875, 2014.

RITTER, O. M. S.; CUNHA, M. B.; STANZANI, E. L. Discutindo a classificação periódica dos elementos e a elaboração de uma Tabela Periódica interativa. ACTIO, v. 2, n. 1, p. 359-375, 2017.

TOLENTINO, M.; ROCHA-FILHO, R. C.; CHAGAS, A. P. Alguns aspectos históricos da classificação periódica dos elementos químicos. Química Nova, v. 20, n. 1, p. 103-117, 1997.

Veröffentlicht

2018-12-26

Zitationsvorschlag

Lopes Romero, A., & Borin da Cunha, M. (2018). JOGOS DIDÁTICOS ACERCA DA TABELA PERIÓDICA PUBLICADOS, NO PERÍODO DE 2010-2017, NO JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION. Revista Valore, 3, 690–701. https://doi.org/10.22408/reva302018173690-701