O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?

Alex Vardenski, Ana Lucia Pereira, Elisangela dos Santos Meza, Poliana Beatriz do Nascimento Galvão

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes a respeito da presença da matemática em seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa são 229 estudantes que participam de programas de incentivo à matemática, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nossos resultados apontam que a matemática enquanto conhecimento construído historicamente, sempre esteve presente como uma relação positiva na vida desses estudantes e que influencia na escolha por uma carreira científica ou tecnológica no Ensino Superior. Entretanto, isso não é suficiente para que esses estudantes mantenham o seu desejo em exercer a profissão docente em matemática ou acadêmica enquanto pesquisador.

Palavras Chave: Matemática. Relação com saber. Carreira científica e tecnológica.

Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, p. 134-301, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CERQUETTI-ABERKANE, F.; BERDONNEAU, C. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

CHARLOT, B. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à Ação: reflexões sobre a Educação Matemática. São Paulo. Summus Editorial. 1986.

GATTI, B.; BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

PISCARRETA, S.; CÉSAR, M. Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática. Disponível em: . Acesso em: ago. 2019.

PREDIGER, J.; BERWANGER, L.; MÖRS, M. F. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o Desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos. V. 1, n. 4, 2009.

RIGON, A. J.; ASBAHR, F. da S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (Coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília. Líber, 2010.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p.6-88, maio/ago. 2000.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva60202178952-65

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008