O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva60202178952-65Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes a respeito da presença da matemática em seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa são 229 estudantes que participam de programas de incentivo à matemática, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nossos resultados apontam que a matemática enquanto conhecimento construído historicamente, sempre esteve presente como uma relação positiva na vida desses estudantes e que influencia na escolha por uma carreira científica ou tecnológica no Ensino Superior. Entretanto, isso não é suficiente para que esses estudantes mantenham o seu desejo em exercer a profissão docente em matemática ou acadêmica enquanto pesquisador.
Palavras Chave: Matemática. Relação com saber. Carreira científica e tecnológica.Downloads
References
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, p. 134-301, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
CERQUETTI-ABERKANE, F.; BERDONNEAU, C. O ensino da matemática na educação infantil. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.
CHARLOT, B. Da relação com o saber - Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
D’AMBRÓSIO, U. Da realidade à Ação: reflexões sobre a Educação Matemática. São Paulo. Summus Editorial. 1986.
GATTI, B.; BARRETO, E.S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
PISCARRETA, S.; CÉSAR, M. Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática. Disponível em: <http://cie.fc.ul.pt/membrosCIE/mcesar/textos%202001/Malmequer.pdf>. Acesso em: ago. 2019.
PREDIGER, J.; BERWANGER, L.; MÖRS, M. F. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o Desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos. V. 1, n. 4, 2009.
RIGON, A. J.; ASBAHR, F. da S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, M. O. (Coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília. Líber, 2010.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p.6-88, maio/ago. 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.