O INTERESSE PELA MATEMÁTICA INFLUENCIA NA ESCOLHA POR UMA CARREIRA CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR?

Autori

  • Alex Vardenski Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa – PR
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa – PR
  • Elisangela dos Santos Meza Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa – PR
  • Poliana Beatriz do Nascimento Galvão Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Ponta Grossa – PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva60202178952-65

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de estudantes a respeito da presença da matemática em seu futuro profissional. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários. Os sujeitos da pesquisa são 229 estudantes que participam de programas de incentivo à matemática, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nossos resultados apontam que a matemática enquanto conhecimento construído historicamente, sempre esteve presente como uma relação positiva na vida desses estudantes e que influencia na escolha por uma carreira científica ou tecnológica no Ensino Superior. Entretanto, isso não é suficiente para que esses estudantes mantenham o seu desejo em exercer a profissão docente em matemática ou acadêmica enquanto pesquisador.

Palavras Chave: Matemática. Relação com saber. Carreira científica e tecnológica.

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Pubblicato

2021-07-14