ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218781225-1237Resumo
Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.
Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.
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