ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Luiz Augusto Coimbra de Resende Filho, Américo de Araujo Pastor Júnior, Marcus Vinicius Pereira

Resumo


Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.

Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, W. G. A produção de vídeos educativos por

alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre

recepção fílmica e modos de leitura. 2014. Tese

(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de

vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino

Médio. Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019.

______. Produção de vídeos por estudantes do Ensino

Médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio

de Janeiro para a promoção do ensino de Botânica.

Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n.

, 2015.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa

de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA,

T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do

sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.

GALVÃO C.; ALMEIDA P. Os problemas sociocientíficos e a formação científica dos cidadãos. In:

Encontro sobre Educação em Ciências através da

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.

Atas...Braga: CIEd – U Minho, 2013.

HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da

diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L.

(Org.). Tradução: Adelaine La Guardia. Belo Horizonte:

UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil,

LEAL, C. O. B. S; TEIXEIRA, C. F. Análise de situação

dos recursos humanos da vigilância sanitária em

Salvador - BA, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde

Educação, v. 13, n. 30, 2009.

NASSARALLA, A. P. A.; DOUMIT A. M.; MELO, C.

F.; LÉON, L. C.; VIDAL, R. A .R.; MOURA, L. R.

Dimensões e consequências do movimento antivacina na

realidade brasileira. RESU – Revista Educação em

Saúde, v. 7, supl. 1, 2019.

OLIVEIRA, A. M.C.; DALLARI, S. G. Vigilância

Sanitária, Participação Social e Cidadania. Saúde e

Sociedade, v. 20, n. 3, 2011.

PEREIRA, M. V. da S. Produção e recepção de vídeos

por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho

no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese

(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.;

PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um

vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico

produzido por estudantes do ensino médio. Revista

Ciências & Idéias, v. 5, n. 1, 2014.

PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do

Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em

seus posicionamentos acerca de questões sóciocientíficas? In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em

Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais...

Campinas: ABRAPEC, 2011.

PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro. 8°

edição, Salvador: EDUFBA, 2013.

REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.;

BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A. Produção

audiovisual e autoria discente em atividades de produção

de vídeo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, C. I. C.;

SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em

ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR

JUNIOR, A, A.; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B.

Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual

para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria -

Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n.

, 2015.

SCHRØDER, K. Making sense of audience discourses:

Towards a multidimensional model of mass media

reception. European Journal of Cultural Studies, v. 3,

n. 2, 2000.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a

análise fílmica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218781225-1237

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008