ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218781225-1237Abstract
Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.
Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.
Downloads
Literaturhinweise
BASTOS, W. G. A produção de vídeos educativos por
alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre
recepção fílmica e modos de leitura. 2014. Tese
(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de
vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino
Médio. Educação Pública, v. 19, n. 6, 2019.
______. Produção de vídeos por estudantes do Ensino
Médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio
de Janeiro para a promoção do ensino de Botânica.
Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n.
, 2015.
ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa
de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA,
T. T. (Org.). Nunca fomos humanos – nos rastros do
sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-76.
GALVÃO C.; ALMEIDA P. Os problemas sociocientíficos e a formação científica dos cidadãos. In:
Encontro sobre Educação em Ciências através da
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.
Atas...Braga: CIEd – U Minho, 2013.
HALL, S. Codificação/Decodificação. In: _____. Da
diáspora: identidades e mediações culturais. SOVIK, L.
(Org.). Tradução: Adelaine La Guardia. Belo Horizonte:
UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil,
LEAL, C. O. B. S; TEIXEIRA, C. F. Análise de situação
dos recursos humanos da vigilância sanitária em
Salvador - BA, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde
Educação, v. 13, n. 30, 2009.
NASSARALLA, A. P. A.; DOUMIT A. M.; MELO, C.
F.; LÉON, L. C.; VIDAL, R. A .R.; MOURA, L. R.
Dimensões e consequências do movimento antivacina na
realidade brasileira. RESU – Revista Educação em
Saúde, v. 7, supl. 1, 2019.
OLIVEIRA, A. M.C.; DALLARI, S. G. Vigilância
Sanitária, Participação Social e Cidadania. Saúde e
Sociedade, v. 20, n. 3, 2011.
PEREIRA, M. V. da S. Produção e recepção de vídeos
por estudantes de ensino médio: estratégia de trabalho
no laboratório de física. Rio de Janeiro, 2013. Tese
(Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) –
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde,
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
PEREIRA, M. V.; REZENDE FILHO, L. A. C.;
PASTOR JUNIOR, A. A. Estudo de recepção de um
vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico
produzido por estudantes do ensino médio. Revista
Ciências & Idéias, v. 5, n. 1, 2014.
PEREIRA, R. G.; TRIVELATO, S. Estudantes do
Ensino Médio utilizam conhecimentos científicos em
seus posicionamentos acerca de questões sóciocientíficas? In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências (VIII ENPEC). Anais...
Campinas: ABRAPEC, 2011.
PRETTO, N. de L. Uma escola sem/com futuro. 8°
edição, Salvador: EDUFBA, 2013.
REZENDE FILHO, L. A. C.; PEREIRA, M. V.;
BASTOS, W. G.; PASTOR JÚNIOR, A. A. Produção
audiovisual e autoria discente em atividades de produção
de vídeo no ensino de ciências. In: OLIVEIRA, C. I. C.;
SOUZA, L. H. P. (Org.). Imagens na educação em
ciências. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.
REZENDE FILHO, L. A. C; BASTOS, W. G.; PASTOR
JUNIOR, A, A.; PEREIRA, M. V; SÁ, M. B.
Contribuições dos Estudos de Recepção Audiovisual
para a Educação em Ciências e Saúde. Alexandria -
Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n.
, 2015.
SCHRØDER, K. Making sense of audience discourses:
Towards a multidimensional model of mass media
reception. European Journal of Cultural Studies, v. 3,
n. 2, 2000.
VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a
análise fílmica. 7 ed. Campinas: Papirus, 2012.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.