ESTUDO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Luciana Ferrari Espíndola Cabral Programa de Pós-Grad. em Educ. em Ciências e Saúde, Univ. Fed. do Rio de Janeiro, RJ - Brasil; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • Luiz Augusto Coimbra de Resende Filho Programa de Pós-Grad. em Educ. em Ciências e Saúde, Univ. Fed. do Rio de Janeiro, RJ - Brasil
  • Américo de Araujo Pastor Júnior Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, Univ. Fed. do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Marcus Vinicius Pereira Programa de Pós-Grad. em Educ. em Ciências e Saúde, Univ. Fed. do Rio de Janeiro, RJ - Brasil; Programa de Pós-Grad. em Ensino de Ciências, Instituto Federal do Rio de Janeiro - RJ – Brasil

DOI :

https://doi.org/10.22408/reva6020218781225-1237

Résumé

Neste trabalho buscou-se analisar a produção de dois vídeos por alunos do ensino médio e voltados à discussão de temas sociocientíficos. O objetivo dessa análise foi identificar como os alunos mobilizam seu conhecimento científico e sua prática argumentativa para falar a um público amplo por meio dos vídeos. A metodologia realizada foi a análise fílmica francesa e a busca das marcas de endereçamento que, assim como a análise dos roteiros, buscou identificar os endereçamentos e os significados preferenciais pretendidos nos vídeos produzidos. Os resultados indicam que foram utilizados, principalmente, elementos do cotidiano dos estudantes para abordar o público pretendido, e encaminham para a necessidade da realização de estudos de recepção a fim de melhor compreender os aspectos determinantes nas relações de produção de significados.

Palavras Chave: Produção de Vídeos. Endereçamento. Ensino de Biologia.

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Publié-e

2021-07-14