ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Maria Ida Lima, Lucken Bueno Lucas, Priscila Caroza Frasson Costa, Daniel Trevisan Sanzovo

Resumo


Esta pesquisa apresenta os resultados da implementação de uma Sequência Didática que teve por objetivo promover a Alfabetização Científica de estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). No escopo metodológico a pesquisa se configurou na abordagem qualitativa, com dados analisados a partir do referencial da Análise Textual Discursiva. Os dados mostraram relatos e registros das percepções e atitudes dos participantes no decorrer da intervenção e, após diversificadas atividades propostas, em diferentes momentos da aplicação da Sequência Didática. Após as análises ficou evidenciada a contribuição do Ensino de Ciências na promoção da Alfabetização Científica, no âmbito da EJA, a partir de evidências textuais que mostraram a aplicação dos conceitos aprendidos em vivências pessoais dos participantes.


Palavras-chave: Alfabetização Científica. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Ciências.


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DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218871308-1320

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ISSN: 2525-9008