ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Maria Ida Lima
  • Lucken Bueno Lucas
  • Priscila Caroza Frasson Costa
  • Daniel Trevisan Sanzovo

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218871308-1320

Resumo

Esta pesquisa apresenta os resultados da implementação de uma Sequência Didática que teve por objetivo promover a Alfabetização Científica de estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). No escopo metodológico a pesquisa se configurou na abordagem qualitativa, com dados analisados a partir do referencial da Análise Textual Discursiva. Os dados mostraram relatos e registros das percepções e atitudes dos participantes no decorrer da intervenção e, após diversificadas atividades propostas, em diferentes momentos da aplicação da Sequência Didática. Após as análises ficou evidenciada a contribuição do Ensino de Ciências na promoção da Alfabetização Científica, no âmbito da EJA, a partir de evidências textuais que mostraram a aplicação dos conceitos aprendidos em vivências pessoais dos participantes.


Palavras-chave: Alfabetização Científica. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Lima, M. I., Lucas, L. B., Costa, P. C. F., & Sanzovo, D. T. (2021). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Valore, 6, 1308–1320. https://doi.org/10.22408/reva6020218871308-1320