ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22408/reva6020218871308-1320Abstract
Esta pesquisa apresenta os resultados da implementação de uma Sequência Didática que teve por objetivo promover a Alfabetização Científica de estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). No escopo metodológico a pesquisa se configurou na abordagem qualitativa, com dados analisados a partir do referencial da Análise Textual Discursiva. Os dados mostraram relatos e registros das percepções e atitudes dos participantes no decorrer da intervenção e, após diversificadas atividades propostas, em diferentes momentos da aplicação da Sequência Didática. Após as análises ficou evidenciada a contribuição do Ensino de Ciências na promoção da Alfabetização Científica, no âmbito da EJA, a partir de evidências textuais que mostraram a aplicação dos conceitos aprendidos em vivências pessoais dos participantes.
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Ciências.
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