IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond, André Luís Oliveira, Fábio Alexandre Borges

Resumo


Este trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de Minas
Gerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino de
Matemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,
conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua s
identidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos de
formação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelos
processos de capacitação.


Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemática


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo . Lisboa, Portugal:

Edições 70; 2009

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:

adaptações curriculares Brasília, DF: SEF/SEESP: 1998. Disponível em

sp>. Acesso em 27 de janeiro de 2020.

______. Diretrizes nacionais para educação especial na

educação básica . Resolução no. 2 de 11 Fevereiro de

Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível em

diretrizes.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2020.

______. Educação inclusiva: atendimento educacional

especializado para a deficiência mental . Brasília, DF:

MEC/SEE, 2005.

______. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo

competências para o atendime nto as necessidades

educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com

baixa visão.(2ed.)/ SEESP/MEC. Brasília: MEC,

Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em

pdf>. Acesso em 04 de ja neiro de 20 20

______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo

competências para o atendimento às necessidades

educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com

baixa visão . Brasíli a, DF: MEC/SEE, 2006.

DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades

sociais e profissionais . São Paulo: Martins Fontes,

FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional

do professor de Matemática e comunidades de prática:

explorando possibilidades. In: Encontro brasileiro de

Estudantes de pós Gradua ção em Ed ucação M atemática,

, Rio Claro. IV Encontro Brasileiro de Estudante s

de Pós Graduação em Educação M atemática . Rio

Claro: UNESP, 2000.v.1.p.1.

FIORENTINI, D; LORENZATO,S. Investigação em

Educação Matemática: percursos teóricos e

metodológicos (Coleção de Formação de p rofessores).

Campinas: Autores Associados, 2006.

FLORES

, M. A. (2015) Formação docente e identidade

profissional: tensões e (des)continuidades , Educação , 38

(1) pp. 138 146. Disponível em

https://repositor ium.sdum.uminho.pt/bit stream/1822/523

/1/11Formacao%20docente%20e%20identidade%20pro

fissional%20tensoes%20e%20%28des%29continuidades.

pdf >. Acesso em 08 de abril de

GIL, A.C..

Métodos e técnicas de pesquisa social. São

Paulo, SP. Atlas, 2000.

JAVARONI, S. L.; SANTOS, S.

C.; BORBA, M. C.

Tecnologias digitais na produção e análise de dados

qualitativos . Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 1,

p. 197 218, 2011. Disponível em

/4027>. Acesso em 09 de janeiro de

MARCELO GARCI

A, C. Formação de Professores .

P ara uma mudança educativa. Porto Portugal: Porto

Editora, 1999.

MORAES, R. Análise de conteúdo.

Revista Educação , v.

, n. 37, p. 7 32, 1999. Disponível em

moraes.html>. Acesso em Janeiro de 2020.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.).

Saberes pedagógicos

e atividade docente 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002

HALL, S.

Quando foi o pós colonial?colonial?: pensando no

limite. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e

mediaçõe s culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,

MENDES, Eniceia,G; CIA, Fabiana; CABRAL,

Leonardo, S.A.. Inclusão Escolar e os Desafios para a

Formação de Professores em Educação Especial . São

Carlos: Marquezine e Mazini, M arília: ABPEE, 2015.

NÓVOA,

A. Formação de professores e profissão

docente . Lisboa, Portugal: Dom Quixote,

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a

Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão

e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva.

São Paulo: Summus Editorial, 2006.

TARDIF, Maurice.

Saberes Docentes e Formação

Profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.




DOI: https://doi.org/10.22408/reva6020218901348-1361

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Flag Counter

Revista Valore 
ISSN: 2525-9008