IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Authors

  • Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond
  • André Luís Oliveira
  • Fábio Alexandre Borges

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020218901348-1361

Abstract

Este trabalho foi realizado com professoras de apoio da Educação Especial de uma Escola Pública de Minas
Gerais e investiga o processo de construção identitária dest as e suas demandas e percepções com relação ao ensino de
Matemática. Para a colet a de dados foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas com o objetivo de,
conhecendo suas trajetórias pessoal e profissional, ob servarmos quais são os elementos constitutivos de sua s
identidade s prof i ssiona is Referenciados por Hall, Flores, Pimenta e Nóvoa, i dentific amos que os processos de
formação identitária das participantes são fortemente influenciados pela partilha de experi ência com seus pares e pelos
processos de capacitação.


Palavras-Chave: Professor I dentidades M atemática

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo . Lisboa, Portugal:

Edições 70; 2009

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais:

adaptações curriculares Brasília, DF: SEF/SEESP: 1998. Disponível em

<http://www.educacaoonline.pro.br/adaptaco curriculares.a

sp>. Acesso em 27 de janeiro de 2020.

______. Diretrizes nacionais para educação especial na

educação básica . Resolução no. 2 de 11 Fevereiro de

Brasília, DF: MEC/SEESP, 2001. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/

diretrizes.pdf>. Acesso em 04 de janeiro de 2020.

______. Educação inclusiva: atendimento educacional

especializado para a deficiência mental . Brasília, DF:

MEC/SEE, 2005.

______. Saberes e práticas de inclusão: desenvolvendo

competências para o atendime nto as necessidades

educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com

baixa visão.(2ed.)/ SEESP/MEC. Brasília: MEC,

Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/

pdf>. Acesso em 04 de ja neiro de 20 20

______. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo

competências para o atendimento às necessidades

educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com

baixa visão . Brasíli a, DF: MEC/SEE, 2006.

DUBAR, C. A socialização. Construção das identidades

sociais e profissionais . São Paulo: Martins Fontes,

FERREIRA, Ana Cristina. Desenvolvimento profissional

do professor de Matemática e comunidades de prática:

explorando possibilidades. In: Encontro brasileiro de

Estudantes de pós Gradua ção em Ed ucação M atemática,

, Rio Claro. IV Encontro Brasileiro de Estudante s

de Pós Graduação em Educação M atemática . Rio

Claro: UNESP, 2000.v.1.p.1.

FIORENTINI, D; LORENZATO,S. Investigação em

Educação Matemática: percursos teóricos e

metodológicos (Coleção de Formação de p rofessores).

Campinas: Autores Associados, 2006.

FLORES

, M. A. (2015) Formação docente e identidade

profissional: tensões e (des)continuidades , Educação , 38

(1) pp. 138 146. Disponível em

https://repositor ium.sdum.uminho.pt/bit stream/1822/523

/1/11Formacao%20docente%20e%20identidade%20pro

fissional%20tensoes%20e%20%28des%29continuidades.

pdf >. Acesso em 08 de abril de

GIL, A.C..

Métodos e técnicas de pesquisa social. São

Paulo, SP. Atlas, 2000.

JAVARONI, S. L.; SANTOS, S.

C.; BORBA, M. C.

Tecnologias digitais na produção e análise de dados

qualitativos . Educação Matemática Pesquisa, v.13, n. 1,

p. 197 218, 2011. Disponível em

<http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4525

/4027>. Acesso em 09 de janeiro de

MARCELO GARCI

A, C. Formação de Professores .

P ara uma mudança educativa. Porto Portugal: Porto

Editora, 1999.

MORAES, R. Análise de conteúdo.

Revista Educação , v.

, n. 37, p. 7 32, 1999. Disponível em

<http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteu do_

moraes.html>. Acesso em Janeiro de 2020.

PIMENTA, Selma Garrido. (Org.).

Saberes pedagógicos

e atividade docente 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002

HALL, S.

Quando foi o pós colonial?colonial?: pensando no

limite. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e

mediaçõe s culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG,

MENDES, Eniceia,G; CIA, Fabiana; CABRAL,

Leonardo, S.A.. Inclusão Escolar e os Desafios para a

Formação de Professores em Educação Especial . São

Carlos: Marquezine e Mazini, M arília: ABPEE, 2015.

NÓVOA,

A. Formação de professores e profissão

docente . Lisboa, Portugal: Dom Quixote,

RODRIGUES, D. Dez ideias (mal) feitas sobre a

Educação Inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão

e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva.

São Paulo: Summus Editorial, 2006.

TARDIF, Maurice.

Saberes Docentes e Formação

Profissional . Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Published

2021-07-14

How to Cite

Drummond, M. F. L. A. de O., Oliveira, A. L., & Borges, F. A. (2021). IDENTIDADES DO PROFESSOR DE APOIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS PERCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Valore, 6, 1348–1361. https://doi.org/10.22408/reva6020218901348-1361