AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Thais Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761

Resumo

Neste trabalho, avaliou-se o Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, quanto ao seu potencial em trabalhar aspectos CTS/pensamento crítico (PC), com base nos critérios apresentados por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) para a construção de atividades didáticas. A análise revelou que o método possibilita o trabalho com temas de relevância social; permite o planejamento das atividades a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos; possibilita o pluralismo metodológico, com estratégias que envolvam a resolução de problemas, questionamentos, debates, pesquisas, experimentação investigativa, dentre outras; além de oportunizar aos alunos recorrerem às capacidades e disposições do PC, por meio de discussões e momentos de reflexão sobre o tema em estudo.

Palavras Chave: Pensamento Crítico. Planejamento. Trabalho em grupo.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

Oliveira, T. A. L. de, & Silveira, M. P. da. (2021). AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Valore, 6, 1748–1761. https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761