AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO

Autores/as

  • Thais Andressa Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR
  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761

Resumen

Neste trabalho, avaliou-se o Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa, quanto ao seu potencial em trabalhar aspectos CTS/pensamento crítico (PC), com base nos critérios apresentados por Vieira e Tenreiro-Vieira (2011) para a construção de atividades didáticas. A análise revelou que o método possibilita o trabalho com temas de relevância social; permite o planejamento das atividades a partir dos questionamentos e curiosidades dos alunos; possibilita o pluralismo metodológico, com estratégias que envolvam a resolução de problemas, questionamentos, debates, pesquisas, experimentação investigativa, dentre outras; além de oportunizar aos alunos recorrerem às capacidades e disposições do PC, por meio de discussões e momentos de reflexão sobre o tema em estudo.

Palavras Chave: Pensamento Crítico. Planejamento. Trabalho em grupo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p.161-168, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. A. Cooperative Learning Returns To College: What Evidence Is ThereThat It Works? In Change. v.30. jul/ago, p.27-35, 1998.

MAGALHÃES, S.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento Crítico. Um programa de formação de professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006.

OLIVEIRA, B. R. M. Contribuições da aprendizagem cooperativa na formação inicial dos bolsistas do PIBID/Química - UEM. 2015. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR: UEM, 2015.

OLIVEIRA, T. A. L.; SILVA, F. C. S.; MATOS, F. I.; SILVA, M. S.; SILVEIRA, M. P. A pergunta do aluno como subsídio para elaboração de uma sequência didática sobre o tema Petróleo. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Anais… Florianópolis: UFSC, 2016.

OLIVEIRA, T. A. L. Um olhar freireano para o processo de construção de atividades de ensino a partir da pergunta dos estudantes sobre petróleo, 2018. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá-PR: UEM, 2018.

ROCHA, L. S.; GAMEIRO, L. M.; OLIVEIRA, B. R. M.; SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N M. M. Contribuições do Método Jigsaw de aprendizagem cooperativa para o ensino de química. In: IV Congresso Paranaense de Educação Química (IV CPEQUI). Anais... Curitiba, 2015.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

VIEIRA, R.; TENREIRO-VIEIRA, C. Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didáticos com orientação CTS/pensamento crítico (PC). In: SANTOS, W.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

VIEIRA, R. M.; VIEIRA, C. T. Estratégias de ensino/ aprendizagem: o questionamento promotor do pensamento crítico. Porto: Inst. Piaget, 2005.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

Oliveira, T. A. L. de, & Silveira, M. P. da. (2021). AVALIAÇÃO DO MÉTODO JIGSAW DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA QUANTO AO SEU POTENCIAL EM TRABALHAR ASPECTOS CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE/ PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Valore, 6, 1748–1761. https://doi.org/10.22408/reva6020219281748-1761